segunda-feira, setembro 03, 2012

Leveza opinativa


Quando os jornais querem uma opinião levezinha, rápida e pouco pensada, mas com um embrulho de respeitabilidade, chamam Maria Filomena Mónica. A senhora será, talvez, boa na sua área de investigação, mas para tudo o resto é duma “frescura” típica da portugalidade que tanto a agasta.

Esta semana, no Expresso, e a propósito da RTP escreve, e bem, sobre imemoriais vícios deste país.

Porém, não sabendo o que pensar nem como rematar o artigo, termina-o dizendo:

Perante isto, que pode um cidadão fazer? No meu caso, vou mandar selar o contador da EDP, após o que passarei a iluminar a minha casa à luz das velas. Julgo que, aqui, é suposto o leitor rir-se.

A mim, perante isto, parece-me que os opinadores pagos pelos jornais que eu compro, deviam ponderar os assuntos e formar uma opinião antes de enviarem a cronicazinha.

Mas este estilo levezinho e repentista de MFM está-se-lhe a colar à pele.

Noutra semana, em que o Expresso a levou a passear por Lisboa, foi à Gulbenkian para ver o mar dum quadro de Turner, mas também espreitou a exposição de que aqui falei bastante, “Tarefas infinitas”. Tendo lá encontrado Eduardo Lourenço, Maria Filomena Mónica dispara (e cito de cor):
- Não gosto!
Eduardo Lourenço respondeu:
- Também estranhei, mas acho que é a exposição mais original que já vi na minha vida.

Encontre as diferenças” entre os nossos intelectuais; que não são cinco, como nos passatempos, mas apenas uma - uns são e outros parecem.

3 comentários:

  1. Escapou-me qualquer coisa neste post :(

    Voltarei, lá mais para o fds lolll

    ResponderEliminar
  2. Essa Senhora sempre quis ser petulantemente diferente... mas a imaginação já não lho permite!!

    ResponderEliminar
  3. Sobre a FM, numa polémica que ando a seguir com interesse
    http://entreasbrumasdamemoria.blogspot.pt/2012/09/cartilha-normalizada-do-estado-novo.html

    ResponderEliminar