segunda-feira, outubro 29, 2012

Professor-modelo

O que é um professor-modelo?
O que é um médico-modelo?
O que é um metalúrgico-modelo?
O que é um padeiro-modelo?

Eu não sei, mas um iluminado e variado painel de respeitáveis cabeças, sob os auspícios do DN e duma empresa portuguesa de nome inglês, acha que o sabe, e vai escolher o professor-modelo, ou o professor do ano.

O referido painel é um verdadeiro melting pot - Adriano Moreira, Viriato Soromenho-Marques, Roberto Carneiro. Alice Vieira e o inevitável presidente das associações de pais, Albino Almeida (tudo ao molho e fé em deus!).

Porquê os professores? Trata-se, porventura, duma profissão em perigo de extinção como os amola-tesouras, dum subgrupo dos humanos, ou dum remeloso grupelho em que encontrar um “modelo” é como encontrar agulha em palheiro?

Distinguir um professor por ano parece-me uma brincadeira de mau gosto, desrespeitosa, até, para com os milhares de professores, competente e empenhados, que temos.

Se não fossem eles, a escola, no seu conjunto, sujeita permanentemente a experimentalismos e taras políticas, já teria dado um enorme estoiro.

A eleição de miss-qualquer-coisa sempre serviu, exclusivamente, para alimentar vaidades pessoais, e o que os professores exigem, e merecem, é respeito e condições de trabalho, coisas que cada vez têm menos.

E a defesa da escola pública também passa por aí.
Eu não gosto nada da eleição do caniche mais lindo da pradaria.
Eu gosto muito dos professores.


7 comentários:

  1. americanices .
    Tudo se mede, td se classifica, e se assim não for, tudo se modifica para tudo se classificar. A taxonomia americana tomou conta de uma Europa governada por mentes americanizadas e, também, anteriormente classificadas e formatadas.
    Vou fugir para Marte ou....sei lá! Bora?

    ResponderEliminar
  2. Estou ansioso por ver os modelos na passerelle!

    ResponderEliminar
  3. Tire o cavalinho da chuva que nāo vai ver nada, Jarra. O painel vai ver e escolher sozinho. Era o que mais faltava.

    ResponderEliminar
  4. Uma eleição desse género, de um modelo, faz parecer mais evidente os que não o são e isso é uma falha sistémica, que se devia colmatar. O professor modelo é excelente, profissional, assíduo, conhecedor das matérias que lecciona e dos alunos que ensina. Se não é assim é simplesmente um mau professor.

    ResponderEliminar
  5. Onde ficou o meu comentário?
    Provavelmente perdido noutra caixa vizinha.:)
    (eu gosto muito de terapeutas. Tanto!:))

    bji
    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ter-se perdido no ciber-espaço, mas a mensagem, essa, chegou :)

      Eliminar