segunda-feira, abril 07, 2014

Alguém sabe do Livre?



Desde ontem às sete da tarde que procuro notícias sobre a votação nas primárias do Livre.

Estive lá na sábado, na livraria Pó dos Livros. Aquilo foi fraquito, mas também admiti, para mim própria, que foi o possível.

Até às onze horas da manhã de hoje não encontrei nada sobre a votação de ontem, nem nos jornais, nem na página oficial do Livre, cuja última postagem data do dia 5, nem na sua página no Facebook, onde a última postagem tem já 15 horas.

Que os meios de comunicação social não noticiassem, já era mau; era sinal de que a mensagem não passava, mas que o próprio partido tenha emudecido parece-me gravíssimo.

Aquilo, por acaso, era um grupo de amigos que se serviu duma data de gente para fazer um partido para o Rui Tavares ser candidato às europeias?

Não acredito; havia, certamente, muita gente empenhada em fazer alguma coisa de novo na política portuguesa, mas hoje, a esta hora, é o que, realmente, parece.

Estou danada, sim, estou. Não que me tenha empenhado seriamente no projecto, mas, mesmo assim, não gosto de me sentir usada.
Pode não ser o caso, dou ainda o benefício da dúvida, mas, como se sabe, à mulher de César não basta ser séria, deve parecê-lo também.

10 comentários:

  1. Não encontrou porque o período de votação ainda não acabou: pode-se votar por correspondência até dia 9 de Abril.

    Eu estive lá ontem e, para um partido que só existe há um par de semanas, achei que estava muito bem organizado.

    Ah, e sobre os meios de comunicação social: não procurou bem, ontem houve noticias que falavam das primárias do LIVRE (o que para um partido sem assento parlamentar já é muito bom).

    ResponderEliminar
  2. Um pouco de paciência; não estamos a falar de eleições nacionais com milhares de pessoas envolvidas no processo de contagem. Será feita a contagem e divulgados os resultados. Os meios de comunicação social deram pouco destaque a estas primárias, mas também não silenciaram a notícia. Muitos dos membros do LIVRE são contactáveis pessoalmente, e o próprio site tem um email de contacto: info@livrept.net

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondo ao Miguel e ao Rodrigo.
      Eu procurei bem, como digo. Não me admira nada que a comunicação social não dê nenhuma atenção, mas admira-me muito que o Livre não use os meios que tem à sua disposição para se divulgar - página oficial, facebook e outros. Sou eu que tenho que mandar um email a pedir informação? Ora, haja paciência. Um pouco de respeito por quem se interessou e até ajudou um bocadinho é o mínimo que exijo.

      Eliminar
    2. Ontem houveram noticias na TSF, no jornal SOL, no Correio da Manhã, no Diário de Noticias e na Lusa sobre as primárias; Foi criada uma secção no site do LIVRE especialmente dedicada às primárias e os candidatos; Foi criada uma comissão eleitoral que tem enviado mails aos membros e apoiantes do LIVRE a informá-los sobre os eventos relacionados com as primárias abertas; A conta do LIVRE no facebook e no twitter tem estado mais que activa a promover as primárias e os debates.

      Desculpe, mas não tem estado atenta.

      Eliminar
  3. Aliás, eu peço desculpa, mas essa foto que tem em cima do seu post é proveniente do facebook do LIVRE...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, eu começo o post dizendo "Desde ontem às sete da tarde que procuro notícias sobre a votação nas primárias do Livre." Não procuro notícias sobre tudo o que foi antes e que o Miguel enumera para concluir que eu tenho andado distraída. Não andei, sabia isso tudo, e tudo o que escrevi refere-se à situação de domingo em diante. Quando as coisas me interessam, não me distraio, quando deixam de me interessar...aí sou super-distraída. Mas, pronto, felicidades para o Livre. E para si também, claro.

      Eliminar
  4. Ou seja, peço desculpa, mas ficou "danada", achou que não havia "respeito por quem se interessou e até ajudou um bocadinho" e sentiu-se "usada" porque, desde as 19h de ontem até às 11h30 de hoje, o LIVRE e a comunicação social portuguesa não lhe deram mais nenhuma informação sobre o que aconteceu há menos de 24 horas atrás?

    ResponderEliminar
  5. Acho (mesmo muita) piada à frase "não basta ser séria, deve parecê-lo também". A senhora acha-se séria. Uma pessoa que gasta 1190 caracteres num blogue (fora o título), comprovadamente, sem perceber patavina do assunto, será séria? Eu cá diria que uma pessoa é séria quando apenas escreve sobre o que sabe.

    ResponderEliminar
  6. A Maria de Jesus devia estar um pouco mais atenta. Antes de mais, a noticia até passou, incluindo 22 segundos na RTP. Mas muito pior que isso é achar que o partido recém nascido tem os recursos de partidos com 40 anos de existência. Muito pior que falar mal, é falar sem se saber do que se fala. A Maria de Jesus escreve no texto que ajudou a na criação do LIVRE, mas não perde já uma oportunidade para falar mal. Tem a certeza que o LIVRE se enquadra com a sua ideologia? E em vez de uma critica publica, que tal arregaçar a manga e ajudar a melhorar? Que tal perguntar antes de lançar suspeitas? Para que fique informada, no dia de ontem decorreu a votação presencial sendo que a votação apenas termina dia 9.

    ResponderEliminar
  7. O debate "fraquito" manteve-a interessada até segunda de manhã... Para quem não teve oportunidade está disponível aqui http://livrept.net/primarias/2-debate
    O processo de primárias abertas e o carácter colaborativo de todo o trabalho realizado pelo LIVRE desmoralizam a tentativa de acusar a reeleição do Rui Tavares como objectivo por detrás da fundação do partido. Temos hoje mais espaço para uma democracia cidadã em Portugal, pelo que felicito todos os que participaram.
    Quem também noticiou:
    http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=102955
    http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=3798648

    ResponderEliminar