quinta-feira, março 01, 2012

Beatas e cocós

Segundo notícia do Expresso de 25 de Fevereiro 2012, a Câmara de Lisboa vai lançar uma campanha para uma cidade mais limpa, tendo como alvos a separação do lixo, as beatas, e os dejetos de cão.

Dá vontade de mandar tocar os sinos de todas as igrejas da capital num gesto de congratulação por tão luminosa ideia, que só peca por tardia.

Civismo é um conceito encarado muito restritamente pelos portugueses, e tem vindo a perder terreno desde que a estupidez e alarvidade tomaram conta das televisões.
Sem campanhas e ações concretas não chegaremos lá.

É bom mesmo que espalhem cinzeiros pelas portas de restaurantes e de serviços públicos porque, desde que só se pode fumar na rua, mesmo o fumador mais civilizado se vê frequentemente num excruciante dilema entre comer a beata ou deitá-la para o chão.

Quanto aos dejetos de cão, é outra história. Há por aí maravilhosos sanitários para cães que os donos nem veem. Os seus adorados animais fazem o cocó onde quiserem e fica lá, porque é tão bonito o que o meu cãozinho faz que todos devem poder apreciar.

Ai de quem manifeste incómodo com tão bela exposição – é logo mandado para todos os lados, e que o meu bichinho c*** onde quiser e tu, ó minha estúpida, não tens nada com isso, mete-te na tua vida.

Venham, então, de lá as campanhas (mais vale tarde que nunca) e, já agora, as coimas, porque sem elas continuaremos a caminhar pelas nossas ruas ao jeito de Paulo Portas a fazer slalom numa pista de Aspen.

1 comentário:

  1. A alteração de comportamentos é do mais difícil, de mudar!
    Sempre foi e vai continuar a ser!

    ResponderEliminar