segunda-feira, maio 20, 2013

Às vezes, o que se escreve é triste

No Expresso online de ontem, Henrique Monteiro compara os chorudos salários e prémios duma gestora do falido Banif, em que o povinho meteu recentemente 1100 milhões de euros, com os disparatados salários dos treinadores de futebol, e pretende dizer-nos que é tudo igual, só que nós, pobres tontos, nem damos por isso.

Ora, acontece que não é tudo igual.

O falido Banif e a sua gestora Conceição Leal, não fizeram nada por ninguém a não ser por si próprios; quanto aos clubes de futebol, se é certo que pagam salários extravagantes e que também vão recebendo apoios do Estado, não é menos certo que, melhor ou pior, e com muito desporto gratuito para crianças e jovens, os vão retribuindo à sociedade.

Os clubes não são só futebol, longe disso, embora o dinheiro venha, sobretudo, do que o futebol conseguir gerar.

Querer comparar o retorno do trabalho de Conceição Leal, que foi um desastre, com o retorno do trabalho de Jesus ou Pereira é mais ou menos o mesmo que querer “comparar o cu com a feira de Borba”.

A importância social do Banif não é comparável à do Benfica, Porto, Sporting ou mesmo do Clube da Ervilha.
Henrique Monteiro sabe-o melhor que eu, mas deve achar que ser populista não tem mal, desde que o seja com os ordenados do futebol que toda a gente critica porque são, de facto, criticáveis.
E se, pelo meio, der um ar de esperteza e de homem que vê mais longe do que os outros todos, tanto melhor.
Não, futebol não é santo, como já vi por aí, e pratica salários pornográficos, mas não, também, Henrique, não é a mesma coisa.

Quem está interessado em branquear a banca e os bancários de luxo que tanto agradam aos banqueiros, usando candidamente os seus próprios (deles) argumentos?

 

2 comentários:

  1. Depois de uns tempos ausente da blogosfera, registo que continua atenta, pertinente e combativa. Mas quanto ao caso em questão, não sendo de facto a mesma coisa, a verdade é que um escândalo não limpa o outro.
    Os clubes de futebol são deficitários, os buracos são resolvidos com perdões ou benesses do estado e não, nem é gratuita hoje em dia a prática desportiva das "massas" (passou a ser um negócio de tempos livres, nem o futebol financia coisa nenhuma, pelo contrário é um sumidor de dinheiro (das autarquias, dos bancos, das empresas públicas, que depois de uma forma ou outra todos pagamos!). Se gosto de ver um bom jogo de futebol? Gosto sim senhor, mas escusava de ser entre milionários!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez eu esteja mesmo desactualizada, eu que nem aprecio futebol (não sei as regras, nunca vejo as faltas, sou incapaz de ver um jogo inteiro mesmo que seja da selecção, embobora considere que um bom jogo de futebol pode ser um espectáculo tão bom como qualquer outro bom espectáculo). As experiência disse-me que os meus filhos praticaram desporto gratuitamente e pensei que ainda assim seria com o atletismo, jogos de bola etc. Lamento se já não o é e se isso se veio juntar à corrupção e outras maleitas do futebol.

      Eliminar