quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Um mistério chamado Estónia


O senhor Ligi, ministro das finanças da Estónia, também veio dar lições ao nosso Teixeira dos Santos. Infelizmente, estes “professores” parecem clonados; todos dizem a mesma coisa e quem ouviu um já ouviu todos.
Discursa ele assim: "todos os países, incluindo Portugal, têm de fazer o trabalho de casa"
O ministro das Finanças recordou as (medidas) que implementou na Estónia, em 2008/2009: "cortámos as despesas, os salários, o investimento, aumentámos a idade da reforma e os impostos, fizemos tudo o que fosse necessário" (in Económico online)
Ora, a Estónia entrou na EU em 2004 e no Euro a 1 de Janeiro deste ano.
Eu estive na Estónia em 1999 e por toda a parte se via uma avassaladora fúria de recuperação do centro histórico de Tallinn. Não era coisa de fachada, eram profundas recuperações, e, vistos de cima, os telhados da cidade eram praticamente todos novos.
Porém, quando perguntámos a uma jovem mulher, no mercado de rua, o que devíamos comer que fosse tradicional da Estónia, respondeu que não sabia porque só comiam batatas.
Resumindo: parecia haver muito dinheiro mas o povo comia mal e não percebi muito bem o que se estava ali a passar.
Com as medidas aplicadas em 2009, o desemprego, em 2010, subiu para 17,5%. O que será que comem agora?
Contudo, o senhor Ligi está tão confiante a debitar a receita do costume que eu desconfio que conseguiu fazer a quadratura do círculo, e que deve governar um povo muito feliz (sobretudo por o ter como governante).

Sem comentários:

Enviar um comentário